Vacina contra bronquiolite chega em João Monlevade

Vacina previne bronquiolite e protege gestantes e recém-nascidos; saiba detalhes

Atualizado em 04/12/2025 às 23:12, por Kinderlly Brandão.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aplicando a vacina contra bronquiolite em uma gestante.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

A vacina que previne a bronquiolite já está disponível em João Monlevade. O imunizante é ofertado gratuitamente pelo SUS.

O objetivo é reduzir casos de bronquiolite, pneumonia e outras complicações respiratórias em recém-nascidos, especialmente nos primeiros meses de vida.

A vacina começa a ser aplicada a partir da próxima quarta-feira (10), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Monlevade. A gestante deve levar à UBS o Cartão de Vacina ou a Caderneta da Gestante. A gestão do estoque é de responsabilidade da Secretaria de Saúde.

De janeiro a setembro de 2025, João Monlevade contabilizou 27 internações hospitalares de crianças de 0 a 4 anos, por bronquite e bronquiolite aguda.

Quem deve se vacinar?

O grupo prioritário para receber essa vacina são todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação. 

Ao ser administrada na gestante, a vacina estimula a produção de anticorpos que atravessam a placenta e protegem o recém-nascido nos primeiros meses de vida.

Minas Gerais receberá 62 mil doses do primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger gestantes e recém-nascidos. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Vírus da bronquiolite

O vírus sincicial é a principal causa de infecções respiratórias em crianças menores de 2 anos. Ele responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por aproximadamente 40% das pneumonias nessa faixa etária. 

Bebês com menos de seis meses são os mais vulneráveis e têm maior risco de desenvolver formas graves da doença.


Kinderlly Brandão

Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.