/apidata/imgcache/be100f2247c9e42034b52b09eb1f0e14.png?banner=top&when=1765275649&who=50

Vacina contra bronquiolite chega em João Monlevade

Vacina previne bronquiolite e protege gestantes e recém-nascidos; saiba detalhes

Atualizado em 04/12/2025 às 23:12, por Kinderlly Brandão.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aplicando a vacina contra bronquiolite em uma gestante.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

A vacina que previne a bronquiolite já está disponível em João Monlevade. O imunizante é ofertado gratuitamente pelo SUS.

O objetivo é reduzir casos de bronquiolite, pneumonia e outras complicações respiratórias em recém-nascidos, especialmente nos primeiros meses de vida.

A vacina começa a ser aplicada a partir da próxima quarta-feira (10), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Monlevade. A gestante deve levar à UBS o Cartão de Vacina ou a Caderneta da Gestante. A gestão do estoque é de responsabilidade da Secretaria de Saúde.

De janeiro a setembro de 2025, João Monlevade contabilizou 27 internações hospitalares de crianças de 0 a 4 anos, por bronquite e bronquiolite aguda.

Quem deve se vacinar?

O grupo prioritário para receber essa vacina são todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação. 

Ao ser administrada na gestante, a vacina estimula a produção de anticorpos que atravessam a placenta e protegem o recém-nascido nos primeiros meses de vida.

Minas Gerais receberá 62 mil doses do primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger gestantes e recém-nascidos. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Vírus da bronquiolite

O vírus sincicial é a principal causa de infecções respiratórias em crianças menores de 2 anos. Ele responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por aproximadamente 40% das pneumonias nessa faixa etária. 

Bebês com menos de seis meses são os mais vulneráveis e têm maior risco de desenvolver formas graves da doença.