Reuniões na Câmara de João Monlevade são retomadas nesta quarta-feira (04)
Durante o recesso parlamentar, os vereadores protocolaram indicações de interesse público; saiba detalhes
Foto: reprodução/CMJM
As reuniões ordinárias na Câmara de João Monlevade serão retomadas nesta quarta-feira (04), após o fim do período de recesso parlamentar.
O recesso parlamentar, diferentemente das férias, é a interrupção apenas das sessões ordinárias e comissões, não o fechamento da Câmara Municipal. Durante esse período, os vereadores de João Monlevade continuaram atuando, com gabinetes funcionando.
Vereadores ativos
Em 2026, os vereadores já registraram diversas indicações para realização de obras, serviços ou medidas de interesse público, além de protocolos de intenção de projetos de lei, moções e requerimentos.
O presidente da Câmara, Fernando Linhares, protocolou dois anteprojetos de lei durante o recesso parlamentar. O primeiro trata do reconhecimento de profissionais do magistério público da educação básica. E também ao enquadramento, na carreira do magistério, de servidores que atuem diretamente na educação infantil, inclusive ocupantes dos cargos de Monitor de Creche e Monitor para Atender Aluno com Deficiência.
A segunda intenção de anteprojeto de Linhares visa a recomposição salarial da categoria dos ocupantes do cargo de Auxiliares de Necropsia de Monlevade.
Os vereadores Sidney Bernabé e Carlinhos Bicalho também registraram projetos de lei, relacionados a transparência sobre locações de imóveis, denominação de rua e criação do Dia do Motorista no calendário do município.
Como acompanhar as reuniões
O portal Expresso Monlevade vai acompanhar e fiscalizar as atividades do legislativo em 2026. A primeira sessão plenária do ano poderá ser acompanhada pela população presencialmente ou assistida ao vivo pelo YouTube da Câmara.
As reuniões acontecem às quartas-feiras, às 14h, no plenário da Câmara Municipal. Confira o calendário de reuniões ordinárias do legislativo previstas pra 2026:

Balanço de 2025
O Legislativo encerrou o ano de 2025 com 43 reuniões ordinárias realizadas e 134 proposições tramitadas, entre projetos de lei, resoluções e complementares. Além disso, foram deliberadas e votadas 1.586 indicações, 99 requerimentos e 26 anteprojetos.
A Câmara também promoveu nove audiências públicas no ano passado, ampliando o diálogo com a população e garantindo que temas essenciais fossem debatidos com transparência e participação social.
Durante 2025, empresas, cidadãos e instituições que se destacaram em João Monlevade foram homenageados pelos vereadores.
Também aconteceu a 31ª edição do tradicional Cidadão Legal, que reforçou o compromisso da Câmara com o acesso a direitos básicos da população.

Kinderlly Brandão
Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.






