/apidata/imgcache/78d467d0dcd264297fba5b5fea4e1820.png?banner=top&when=1765275496&who=50

Time feminino HDB Minas fortalece o handebol e realiza 1ª Copa HDB Monlevade

Conheça a história do time que surgiu do sonho de 3 jovens monlevadenses

Atualizado em 04/12/2025 às 23:12, por Kinderlly Brandão.

Atletas do time HDB Minas, de handebol, em joão Monlevade.

Time HDB Minas, de João Monlevade. Foto: reprodução / @focosport.art

O handebol feminino ganhou destaque em João Monlevade com a realização da 1ª Copa HDB Monlevade, no último domingo (30), no Ginásio Li Guerra. O evento foi além de uma competição: simbolizou a realização de um sonho.

O torneio foi organizado por um grupo de atletas 100% voluntárias, do time HDB Minas. Elas treinam, competem e dedicam tempo e energia para promover o esporte em Monlevade. São movidas pela paixão pela modalidade e por acreditarem que o handebol transforma vidas.

A mobilização do grupo resultou em um dia de jogos intenso, com o ginásio lotado.

1ª Copa HDB Monlevade. Foto: reprodução / @focosport.art

Resultados da competição

A primeira edição da Copa HDB Monlevade contou com a participação de 8 equipes, sendo 4 masculinas e 4 femininas. O time HDB Minas, em seu primeiro campeonato, garantiu a classificação com o 3º lugar, conquistando também o destaque individual.

FEMININO
1º lugar: LUVE-UFV / Viçosa
2º lugar: UFMG / Belo Horizonte
3º lugar: HDB Minas / João Monlevade

LUVE-UFV / Viçosa conquistou a 1º colocação do feminino. Foto: reprodução / @focosport.art

MASCULINO
1º lugar: Abesc /João Monlevade
2º lugar: Handebol Alvinópolis
3º lugar: Aesgra / São Gonçalo

Abesc /João Monlevade conquistou a 1º colocação do masculino. Foto: reprodução / @focosport.art

Impacto social

Um gesto de solidariedade marcou o torneio: atendendo a um pedido do HDB Minas, todos os atletas participaram de uma ação de doação de alimentos não perecíveis. Foram arrecadados 80kg de alimentos, que serão destinados a instituições de caridade de Monlevade.

O HDB Minas é formado por mulheres que se unem para fortalecer o handebol feminino, criar oportunidades e incentivar novas atletas. O time é composto por mulheres a partir de 16 anos.

A dedicação voluntária do grupo tem ampliado a visibilidade da modalidade, provando que organização, união e vontade movem o esporte tão longe quanto qualquer patrocínio.

O torneio foi visto como mais uma prova de que, quando mulheres voluntárias se levantam pelo esporte, o impacto aparece dentro e fora da quadra.

HDB Minas, um movimento que transforma vidas

Marimar Melo, Kênia Hialino e Rebeca Elen são as fundadoras do HDB Minas. O time foi fundado a partir de uma ligação, há nove meses atrás. As três jovens, que já jogavam handebol, se comunicaram por telefone e imaginaram o sonho juntas.

Marimar Melo, Kênia Hialino e Rebeca Elen. Foto: reprodução / @focosport.art

A história do time foi contada pela atleta Marimar Melo, que destacou a evolução do projeto.

Marimar conta que o propósito do HDB Minas vai além das quadras: "dividir nosso amor pelo esporte para aqueles que não conhecem" e mostrar que o handebol muda vidas. A meta é alcançar escolas, ruas e todos os lugares possíveis, pois, segundo ela, "não criamos apenas um time, criamos um movimento".

Atualmente, o HDB conta com cerca de 20 atletas presentes nos treinos, que ocorrem duas vezes por semana, no Ginásio Li Guerra. O grupo também mantém uma parceria com o time Amigos do Alguém/Itabira. 

Além disso, desejam crescer profissionalmente, e futuramente, abrir o projeto para o masculino.

HDB em dia de treino no Ginásio Li Guerra. Foto: arquivo pessoal

Busca por apoio

Após a decisão de seguir com o propósito, as jovens buscaram apoio. Em abril de 2025, elas tiveram um encontro na Câmara Municipal de João Monlevade com o vereador Bruno Cabeção, para debater o espaço que as mulheres devem ocupar na sociedade.

Marimar relembrou a incerteza daquele dia, quando quase não compareceram, porque não se sentiam totalmente preparadas para o encontro. A frase que a motivou foi: "Para ter sucesso, seu desejo de sucesso deve ser maior do que seu medo do fracasso" – Bill Cosby.

O grupo se reuniu novamente em abril deste ano, desta vez, com o Secretário de Esportes, Douglas Oliveira. Na ocasião, as meninas, tímidas e acanhadas, compartilharam sua história. O resultado foi a conquista de uma estrutura para praticar handebol. Naquela noite, o único pensamento de Marimar era: “Mãe, eu consegui!”

Conseguimos uma estrutura, com horários e respeito, acima de tudo

Marimar Melo

O HDB conta com apoio do vereador Bruno Cabeção. Foto: reprodução / @focosport.art

Protagonismo feminino

Apesar de terem enfrentado oposição e descrença, as meninas foram resilientes e conseguiram equipamentos e uniformes.

A decisão de montar o torneio foi tomada visando proporcionar reconhecimento ao projeto, crescimento esportivo na cidade e compartilhar o amor pelo esporte.

A Copa HDB Monlevade lotou o Ginásio Li Guerra. A emoção do HDB Minas foi tanta, que o evento terminou em lágrimas de orgulho e alegria, conta Marimar.

"Provamos para o mundo que lugar de mulher é onde ela quer estar. Nos disseram um dia que não iria dar em nada. Hoje, nós dizemos quem somos e quem nos tornamos. Somos melhores juntas", finaliza a fundadora.

Atletas e um dos patrocinadores do evento, Renan, da Companhia do Açaí. Foto: reprodução / @focosport.art

A 1ª Copa HDB Monlevade contou com o apoio de parceiros como Cia do Açaí JM, Ligeirinho Lanches, Aleanzza Pizzaria, Balas Delícias do Mel, P & R Balas e Doces, além da Secretaria de Esportes, que colaborou para viabilizar a realização dos jogos. No entanto, o protagonismo permaneceu com as organizadoras: Marimar, Kênia e Rebeca.