Temporal com ventos fortes causa estragos em João Monlevade
Além dos danos, alagamentos e quedas de árvores, moradores de pelo menos 10 bairros relataram ficar temporariamente sem energia
Alagamento no bairro José de Alencar, totem de publicidade caído na avenida Armando Fajardo e tendas danificadas na Feira de Economia Popular Solidária. Fotos: reprodução/redes sociais
O forte temporal com ventania, que começou por volta das 16h40 desta segunda-feira (1º), causou danos e prejuízos em João Monlevade.
Árvores caíram em ruas dos bairros República, Santa Cecília, Mangabeiras (próximo à Loja Maçônica), José de Alencar (próximo ao Velório Municipal), Vila Tanque e Satélite (próximo à quadra e na avenida Amazonas). A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuaram rapidamente nesses locais. O trabalho das equipes garantiu a remoção de árvores e galhos, limpeza de vias e avaliação de riscos.
A ventania também chegou a arrancar telhas de algumas casas. De acordo com a prefeitura, as famílias que sofreram destelhamento e perda de bens materiais receberam o suporte necessário.
Alagamentos e deslizamentos de terra foram registrados, como no loteamento Jardim Primavera da V8 Loteadora, no bairro José de Alencar, na rua em frente ao Sesi. Na região da Escola Municipal Cônego Higino de Freitas, no bairro Aclimação, a queda de um fio de alta tensão exigiu isolamento imediato da área.

Na Avenida Armando Fajardo, um totem de publicidade caiu e foi arrastado pela ventania. As tendas da Feira de Economia Popular Solidária também foram danificadas, na rua do Andrade, no bairro José Elói.
Devido ao temporal, cerca de 5 mil pessoas ficaram sem luz em João Monlevade. Houve queda de energia elétrica em algumas ruas dos bairros Cruzeiro Celeste, Satélite, Loanda, Estrela Dalva, Sion, Vila Tanque, Laranjeiras, Vera Cruz, Santa Cecília e José de Alencar. A Cemig atuou durante a noite e conseguiu reestabelecer a energia em parte dos bairros.

Na rodovia LMG-779, conhecida como estrada do Forninho, a queda de árvores obstruiu parcialmente o tráfego de veículos em alguns trechos da estrada. O Corpo de Bombeiros foi acionado pra liberar esses locais.
Em Rio Piracicaba, a forte tempestade com granizo atingiu a região da Mina Água Limpa.
Em caso de emergência durante a chuva, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 ou 99361-0131. E o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193.







