Sevor atende em média 7 ocorrências por dia em João Monlevade e região
A maior parte das ocorrências atendidas são casos clínicos como infartos, convulsões, mal súbito, problemas respiratórios e cardíacos, e etc.
Foto: reprodução/arquivo/Sevor
O Serviço Voluntário de Resgate de João Monlevade (Sevor) atende, em média, aproximadamente 7 ocorrências de emergência por dia em João Monlevade e região. Nos últimos 12 meses, foram atendidas 2.695 ocorrências. Os dados são do mais recente relatório do Sevor, referente ao período de novembro de 2024 a outubro de 2025.
A maior demanda atendida no período são casos clínicos como problemas de saúde relacionados a infartos, convulsões, mal súbito, problemas respiratórios, etc. Ou seja, a maioria das saídas das equipes de resgate do Sevor são para socorrer pessoas passando mal, e não para atender a lesões e acidentes. Foram constatados 1.478 casos clínicos e 1.087 casos de traumas (lesões físicas causada por fator externo) atendidos nos últimos 12 meses.
Em relação aos acidentes, os números indicam uma vulnerabilidade muito maior dos motociclistas. Foram atendidas 262 ocorrências envolvendo motos e 162 envolvendo carros. Além disso, o Sevor foi acionado em 40 ocorrências relacionadas a bicicletas.
As ocorrências em vítimas adultas e na área urbana de João Monlevade se destacam. O serviço também atende mais idosos do que crianças, que sofrem muitas vezes quedas.
25 anos do Sevor
O Sevor está completando 25 anos em 2025. Neste mês de novembro, o Sevor realizou uma cerimônia de comemoração do aniversário, na sede da instituição. No evento, estiveram presentes cerca de 400 pessoas, dentre deputados, prefeitos e ex -prefeitos, vereadores, corpo de bombeiros, Samu, outros grupos voluntários, empresários, comerciantes, representantes da sociedade civil, entre outras autoridades. Também estiveram presentes os voluntários, que têm a nobre missão diária de salvar vidas.
O serviço já realizou mais de 60 mil atendimentos a população de Monlevade e região, destacando-se as ocorrências atendidas na BR-381. O Sevor foi fundado oficialmente no ano de 2000. Atualmente, conta com 86 voluntários, que se revezam pra atender a população 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

Durante a cerimônia de aniversário, foram homenageados os voluntários e outros representantes que foram essenciais na trajetória do Sevor.
Como novidade, os voluntários receberam um boné, que agora compõe o uniforme da instituição.
O presidente do Sevor, Renato Carvalho, destacou que os voluntários supriram durante anos a ausência do Estado prestando socorro, resgate e atendimento pré-hospitalar em Monlevade e região. Ele também agradeceu a todos que doaram recursos e tempo para que o Sevor pudesse crescer.

Hoje, o Sevor possui sede, garagem e centro de treinamento. Parabéns ao Sevor pelos 25 anos de serviço voluntário!







