Projeto de robótica 'Na Mochila' é homenageado na ALMG
O projeto ensina programação e robótica em escolas do Médio Piracicaba e já ganhou diversos prêmios
Foto: Guilherme Bergamini/ALMG
O Projeto educacional Na Mochila foi homenageado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (19).
Fundado em 2020, o projeto é uma ação social que leva a tecnologia para alunos de escolas públicas de João Monlevade, Nova Era e Rio Piracicaba. O projeto Na Mochila visa formar jovens cidadãos através da tecnologia e educação.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia entregou votos de congratulações aos professores que levam o ensino de programação e robótica a crianças e adolescentes. A homenagem foi uma iniciativa da deputada estadual Ana Paula Siqueira (REDE).

O Na Mochila promove educação em Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) aos estudantes, além de estimular habilidades como criatividade, trabalho em equipe e inovação.

Prêmio mundial na Coreia do Sul
Uma equipe do Na Mochila conquistou o segundo lugar em uma prova de programação no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul.
O projeto elevou Minas Gerais ao cenário internacional com a conquista da medalha de prata na etapa Missão Impossível U14.
A vaga na competição internacional foi garantida após os alunos vencerem a competição Fira Brasil 2024. A viagem dos competidores foi viabilizada graças a uma série de iniciativas, campanhas e à mobilização da comunidade local.
O FIRA World Cup é um dos maiores campeonatos mundiais de robótica educacional e reúne equipes de diversos países.

Atualmente, o projeto reúne alunos da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (EMIP) do Colégio Cesp e das escolas estaduais Alberto Pereira Lima e Manoel Loureiro, de João Monlevade; da E.E. Professor Antônio Fernandes Pinto, de Rio Piracicaba; da Escola Novaerense e das E.E Padre Vidigal e Nossa Senhora de Fátima, de Nova Era.

Kinderlly Brandão
Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.






