/apidata/imgcache/78d467d0dcd264297fba5b5fea4e1820.png?banner=top&when=1765279542&who=50

Natal de Luz começa em 29 de novembro em João Monlevade

A novidade para o Natal deste ano é o Circuito de Tradições Natalinas, que levará shows, teatro, gastronomia, artesanato e outras atrações gratuitas a Monlevade

Atualizado em 21/11/2025 às 17:11, por Kinderlly Brandão.

A foto mostra a Praça do Povo, em João Monlevade, com decorações natalinas e luzes em 2024.

Natal de Luz em 2024 na Praça do Povo. Foto: reprodução/Instagram @foifoto

A magia do Natal vai encantar João Monlevade a partir de 29 de novembro. Este ano, a 5ª edição do Natal de Luz de João Monlevade vai ocorrer junto com o Circuito de Tradições Natalinas. O circuito vai contar com diversas atrações culturais em praças e espaços públicos, celebrando o espírito dessa época tão especial. João Monlevade vai receber iluminação natalina, shows, teatros, cantatas e diversas atrações culturais, celebrando o espírito natalino e fortalecendo a cultura local.

A abertura oficial será na Praça do Povo, a partir das 17h, com feira de gastronomia e artesanato, acendimento das luzes de Natal, apresentação do Quarteto de Natal com Papai Noel Freddy, do Coral Monlevade EnCanto. O coral é formado por cerca de 60 estudantes da rede municipal, sob a regência da maestra Rita de Cássia, e do cantor Pedro Venâncio.

Além da Praça do Povo, outros locais na cidade também vão receber uma decoração especial, como a Praça Castelo Branco, Praça 7 de setembro, Praça Pio XII, Rotatória/Trevo Av. Armando Fajardo, Casa do Bem Viver (Novo Cruzeiro), Pracinha do Bairro Planalto e a Praça da Igreja São José Operário.

Até o dia 06 de janeiro, diversas atrações culturais farão parte da programação do Circuito.

A 5ª edição do Natal de Luz de João Monlevade será concebida dentro do Circuito de Tradições Natalinas. Foto: divulgação

De acordo com Nadja Lirio, secretária de cultura de João Monlevade, “o Natal é um momento de coletividade e pertencimento, e por isso tratamos sua decoração e programação cultural com grande cuidado, pois elas também fortalecem nossa economia criativa e o comércio local."

Nadja também explica que com a queda na arrecadação e a redução da licitação, foi necessário buscar alternativas para não interromper as ações de Natal. Por isso, o Natal de Luz deste ano é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, contando com o patrocínio da Bemisa. A realização é da New View Entretenimento e Comunicação, com produção da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte.

"Potencializando os investimentos da Fundação Casa de Cultura e da prefeitura na decoração da cidade, recuperamos uma das praças e conseguimos restabelecer a programação cultural de dezembro. Encerramos o ano com a certeza de que a união de esforços mantém viva a nossa tradição e faz florescer um Natal ainda mais bonito, acolhedor e inspirador para toda a cidade”, ressalta Nadja.

Natal em João Monlevade terá feira de gastronomia e artesanato. Foto: reprodução/Instagram @foifoto


Natal de Luz

Criado para levar encanto, beleza e convivência às famílias monlevadenses, o Natal de Luz se destaca por sua proposta descentralizada, alcançando diferentes bairros e regiões da cidade. A iniciativa transforma espaços públicos em pontos de encontro, convivência e lazer, promovendo atividades culturais e reforçando o sentido de pertencimento comunitário.

Com iluminação especial, apresentações artísticas e ações voltadas para todas as idades, o projeto fortalece o espírito natalino e favorece a ocupação positiva dos espaços urbanos, gerando integração entre moradores e valorizando os territórios da cidade. Ao longo de cinco anos, o Natal de Luz tornou-se um símbolo da cidade, impulsionando o turismo local, estimulando o comércio e movimentando a economia na reta final do ano.

Outra atração é o Mercado de Natal, que em sua 2ª edição, vem para fomentar a economia criativa e ampliar as oportunidades de geração de renda para microempreendedores e artesãos do município. O projeto oferece um espaço democrático para exposição e comercialização de produtos artesanais, gastronomia, arte e design, fortalecendo pequenos negócios e incentivando o empreendedorismo local. Trata-se de um ambiente acolhedor que valoriza o talento local, promove inclusão e estimula o consumo consciente.