ArcelorMittal lidera ranking de inovação no Brasil

Premiação no Ranking 100 Open Startups reforça liderança da companhia na transformação da indústria com foco em tecnologia e cultura de inovação

Atualizado em 20/11/2025 às 20:11, por Kinderlly Brandão.

A foto mostra quatro pessoas representando a ArcelorMittal, em trajes de gala, na cerimônia de premiação da TOP 100 Open Corps.

Time ArcelorMittal na premiação do TOP 100 Open Corps. Foto: divulgação/ArcelorMittal

A ArcelorMittal consolidou sua posição de referência em inovação aberta no Brasil. Na cerimônia da premiação, que aconteceu na última segunda-feira (17), a ArcelorMittal foi a única empresa a conquistar todos os prêmios das categorias a que estava concorrendo: Campeão da Década nas categorias geral e setorial, além de 1º lugar nas categorias geral e setorial de 2025. O Ranking 100 Open Startups é uma publicação anual, lançado em 2016, que destaca as corporações, agentes do ecossistema, investidores e executivos que mais se relacionaram com startups.

A empresa já figurou por anos no top 2 e conquistou 1º lugar geral em 2024. Esses resultados refletem a estratégica da companhia de transformar a indústria por meio da colaboração com startups, do investimento em tecnologias que impulsionam eficiência, sustentabilidade e novos modelos de negócio. Além disso, a ArcelorMittal tem fortalecido uma cultura interna voltada para inovação, engajando equipes e parceiros.

A ArcelorMittal tem acelerado iniciativas que conectam suas demandas estratégicas ao ecossistema de inovação. Lançado em 2018, o Açolab, primeiro hub de inovação aberta do setor do aço no mundo, já realizou mais de 25 mil conexões com mais de 10 mil startups, tornando-se um ponto central de cocriação e desenvolvimento de soluções para áreas como produção, comercial, meio ambiente e recursos humanos. A esse movimento soma-se o Açolab Ventures, fundo de Corporate Venture Capital que investe em startups com alto potencial de impacto para a companhia, atuando no modelo de smart money para acelerar escala e resultados.
 

Foto: divulgação/ArcelorMittal

Outro pilar desse avanço é o programa iNO.VC, criado em 2019 para acelerar a transformação digital na ArcelorMittal Brasil, com foco em melhorias incrementais e excelência operacional. O programa busca soluções em Inteligência Artificial, Big Data, Analytics, Computação em Nuvem, Cibersegurança e Robótica, integrando startups, universidades e colaboradores.

Inteligência artificial - A companhia também intensificou o uso de IA por meio de projetos como o Aceler.AI e o Centro de Excelência em Advanced Analytics e IA (CoE), que mapeiam oportunidades de otimização em escala industrial. Um exemplo disso é que 21% do portfólio atual de iniciativas do Açolab utiliza IA como ferramenta para captura de ganhos.

Além disso, a ArcelorMittal Sistemas é outra frente importante, que desenvolve e integra soluções de TI para as unidades da ArcelorMittal em diversos países, enquanto o Centro de P&D da unidade de Tubarão (ES) completa o ecossistema de inovação, atuando de forma integrada aos outros 13 Centros distribuídos em todo o mundo, totalizando 1.650 pesquisadores.

Em seu discurso na cerimônia de premiação, Rodrigo Carazolli, diretor de Transformação do Negócio, reforçou o histórico consistente no Ranking 100 Open Startups: “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. A inovação está no nosso DNA, não apenas em grandes projetos, mas também no nosso dia a dia e nas nossas áreas operacionais espalhadas por todo Brasil. Esse prêmio é de todos os empregados (as) que trazem a inovação para a nossa empresa e também de nossos parceiros, que contribuem para esse ecossistema”.


Kinderlly Brandão

Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.