5 dicas para não cair em golpes na Black Friday 2025
Durante a Black Friday, o volume de transações aumenta, juntamente com tentativas de golpes digitais. Veja como comprar com segurança
O sucesso de uma Black Friday segura depende da atenção constante do consumidor e o uso de tecnologia avançada pelas instituições. Foto: reprodução/Pixabay
As ofertas da Black Friday já começaram. Nesse período, cresce o número compras online e também as tentativas de golpes.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) entre a quinta-feira e o domingo de Black Friday de 2024, foram registradas cerca de 28,5 mil tentativas de fraude, com prejuízo de R$ 45 milhões.
5 dicas pra se proteger e aproveitar a Black Friday com segurança
- Desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado. Na dúvida, compare o preço do produto em lojas diferentes.
- Compre apenas em sites oficiais. Evite clicar em links recebidos por e-mail, mensagens inesperadas de WhatsApp ou redes sociais.
- Evite redes públicas de Wi-Fi. Conectar-se a redes abertas pode expor seus dados pessoais e bancários.
- Ative notificações de transações bancárias e compras no cartão de crédito nos aplicativos dos bancos no celular. Utilize cartões virtuais para compras online.
- Verifique o destinatário antes de transferir via Pix. Pode parecer simples, mas na correria para não perder a promoção podemos deixar passar algo suspeito.
Dica bônus: faça compras presencialmente, no comércio de João Monlevade. As lojas vão estar abertas na sexta, dia 28, até 19h. E no sábado, dia 29, até 14h. Comprar nas lojas da cidade valoriza e fortalece a economia local.
De acordo com a FICO, líder global em software analítico e prevenção a fraudes, a Black Friday é um dos mais críticos do ano para o comércio eletrônico e para o sistema financeiro. Isso porque o aumento do volume de transações costuma ser acompanhado por uma alta expressiva nas tentativas de golpes digitais.
“Os criminosos aproveitam o aumento do movimento e o senso de urgência criado pelas promoções para aplicar golpes. Por isso, é fundamental que o consumidor adote medidas simples de proteção e desconfie de ofertas que parecem boas demais", explica Rafael Garcia, consultor da FICO.
Depois da compra
Comprou on-line? O comprador tem sete dias para desistir, com reembolso total, inclusive do frete. Esse direito é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.
O produto com defeito deve ser reparado em até 30 dias. Se o problema não for resolvido, o comprador pode pedir troca, abatimento proporcional do preço ou devolução do valor.
Recebeu algo errado ou incompleto? O fornecedor deve corrigir a entrega sem custo.







