Furto em poço artesiano compromete abastecimento de água no bairro Planalto
Equipamentos essenciais do DAE foram furtados nesta quinta-feira (27); Polícia Militar foi acionada
Vandalismo no poço artesiano que abastece o bairro Planalto. Foto: PMJM
Na manhã desta quinta-feira (27), o Departamento de Águas e Esgotos (DAE) constatou o furto de equipamentos e conexões essenciais ao funcionamento do poço artesiano que atende o bairro Planalto, em João Monlevade. O abastecimento de água do bairro foi comprometido após a ação de vandalismo.
A equipe de eletromecânica do DAE percebeu a situação durante uma inspeção de rotina. A Polícia Militar foi acionada devido à gravidade do ocorrido, e o local foi periciado.

As equipes do DAE também verificaram que a bomba se desprendeu da fixação e caiu dentro do poço artesiano, a mais de 140 metros de profundidade. A situação, provocada pela ação criminosa, dificulta todo o processo necessário para recolocar o poço em operação.
Diante da complexidade do dano, o DAE informa que não está descartada a necessidade de contratação de uma empresa especializada para realizar o resgate da bomba e demais reparos estruturais. Caso essa medida seja confirmada, o prazo para retomada do funcionamento do poço poderá ser ainda maior.

Abastecimento comprometido
Segundo o DAE, as chances de restabelecer o abastecimento a curto prazo são mínimas, considerando o nível de avaria identificado até o momento.
Todas as providências emergenciais já estão sendo adotadas. As equipes técnicas estão avaliando a situação de forma mais detalhada e iniciarão as intervenções necessárias.
O DAE pede à população que utilize água de forma consciente, evitando desperdício, enquanto o problema é solucionado.







