Estudantes do Médio Piracicaba vão disputar mundial de robótica no Canadá

Dez equipes compostas por alunos do projeto Na Mochila vão disputar o FIRA RoboWorld Cup no Canadá em 2026

Atualizado em 30/12/2025 às 08:12, por Kinderlly Brandão.

Alunos de robótica da Fundação Monique Leclercq, de São Domingos do Prata.

Alunos de robótica da Fundação Monique Leclercq, de São Domingos do Prata. Foto: reprodução/Fundação Monique Leclercq

Dez equipes compostas por alunos de João Monlevade, Nova Era e São Domingos do Prata se classificaram para o FIRA RoboWorld Cup, a próxima edição do campeonato mundial de robótica educacional.

O evento vai ocorrer de 16 a 20 de julho de 2026, em Ontário, no Canadá.

As equipes do Médio Piracicaba selecionadas são:

Cyber Anjos - Centro Educacional Pedacinho do Céu, João Monlevade
• NaMochila - ONG Na Mochila, João Monlevade
• EMIPBOTS - Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (EMIP), Joao Monlevade
• Sartoribots - ONG Na Mochila, João Monlevade
• CESPBOTS - Colégio Cesp, João Monlevade
• Maria Bots - Na Mochila, João Monlevade
• Robonique 1, Robonique 2 e Blacknique 1 - Fundação Monique Leclercq, São Domingos do Prata
• FranzenBots - Centro de Orientação Pedagógica, Nova Era

Equipe do Colégio Cesp. Foto: reprodução/Na Mochila

As equipes são de diversas instituições educacionais, e algumas receberam o nome de seus patrocinadores e apoiadores. No entanto, todas fazem parte do projeto Na Mochila, uma ONG que leva o ensino de robótica para crianças e adolescentes do Médio Piracicaba. 

As dez equipes têm cerca de 40 alunos competidores e oito técnicos de equipe. O Na Mochila fornece apoio e treinamento para os alunos que vão competir.

Classificação para o Mundial

A classificação para a competição mundial passou pela etapa regional e etapa nacional. Os alunos conquistaram a classificação para o mundial no Canadá após disputarem a etapa nacional, que aconteceu em Santo André (SP), em novembro. Na ocasião, quatro equipes foram classificadas.

Logo após, foram abertas mais vagas para a etapa nacional, no modelo online. O Na Mochila conseguiu a classificação de mais seis equipes, no dia 27 de dezembro, somando dez equipes com vagas garantidas para o campeonato mundial.

Equipe CyberAnjos. Foto: reprodução/Na Mochila

Expectativas para o FIRA Canadá 2026

O professor de robótica, Roney Machado, conta que as expectativas são muito boas para a competição mundial. “Os competidores e seus familiares receberam a notícia com muito engajamento e já estão se preparando para mais uma linda jornada com os alunos”, comemora.

Roney é técnico das equipes de São Domingos do Prata e da Equipe CyberAnjos, de João Monlevade. Além disso, ele ministra aula de robótica para todos os alunos classificados. 

O professor também conta que o Na Mochila vai buscar levar todas as equipes para o mundial. Para isso, o projeto busca apoio das empresas locais, da gestão politica de cada cidade e do Estado de Minas Gerais. 

Estamos planejando também a melhor forma de engajar a comunidade em mais esta jornada, por meio de eventos, bingos ou rifas que possam beneficiar os participantes e também os competidores”, conta Roney.

Ele também destaca que a ONG está ganhando cada vez mais apoio da comunidade e das cidades vizinhas, o que traz ainda mais ânimo para ir sempre além pelos alunos.

Professores e técnicos do projeto Na Mochila. Foto: reprodução/Na Mochila

Vale lembrar que esta é a segunda vez que o Na Mochila classifica seus alunos para uma competição mundial. 

Em 2025, os alunos participaram do FIRA realizado em Daegu, na Coreia do Sul. A equipe conquistou medalha de prata e levou o nome de Minas Gerais e do Médio Piracicaba ao pódio mundial.

Os alunos contam com a participação da comunidade em mais um campeonato mundial. Conheça e apoie o Na Mochila. 

LEIA TAMBÉM: Projeto de robótica 'Na Mochila' é homenageado na ALMG


Kinderlly Brandão

Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.