Estação Ambiental de Peti se torna patrimônio cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo

A reserva ambiental está localizada em São Gonçalo e Santa Bárbara e foi tombada como patrimônio cultural

Atualizado em 06/01/2026 às 14:01, por Kinderlly Brandão.

Estação Ambiental de Peti

Estação Ambiental de Peti. Foto: divulgação/PMSGRA

A Estação Ambiental de Peti foi tombada como patrimônio cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo. 

O território possui mais de 500 hectares de área preservada e abriga uma rica biodiversidade da Mata Atlântica e Cerrado, sendo banhada pelo Rio Santa Bárbara. 

O local desempenha papel fundamental na promoção de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e visitas pedagógicas. Também contribui diretamente para a formação de uma consciência ambiental voltada à proteção dos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável.

Com o tombamento, a Estação Ambiental de Peti fica sujeita às diretrizes de proteção, não podendo sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de São Gonçalo e aprovação da Secretaria de Cultura. 

O tombamento assegura a proteção legal da área, garantindo que esse legado seja preservado e compartilhado com as futuras gerações.

Foto: divulgação/PMSGRA

Visite Peti

A Estação Ambiental de Peti pode ser visitada pela população. As visitas são realizadas com agendamento prévio e acompanhamento de monitores especializados. 

É possível agendar a visita guiada por meio do número (31) 3820-1911. 

Ao visitar a Estação Ambiental de Peti, vá com roupas e calçados adequados para trilhas e respeite as normas de preservação ambiental.


Kinderlly Brandão

Jornalista na Rádio Alternativa 91.1 FM. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também trabalhei na redação do Portal Mais Minas e Jornal de Brasília.